notícias

Maracanã recebe certificação internacional

realidade aumentada

Visualize, de diversos ângulos, a arquitetura do futuro estádio.

Visita 360º

Veja aqui as últimas imagens das obras nas arenas em um tour 360°

fotos e vídeos

Clique aqui e veja imagens das obras.

maquete 3D

Confira o vídeo do futuro estádio.

sobre a obra

Acompanhe o estágio atual e as últimas novidades da arena.

 

Maracanã

Notícias

Sobre a Obra

O palco da final da Copa de 2014 passou por uma grande reforma que trouxe mais conforto e segurança para os torcedores. Com 78.838 lugares, o novo Maracanã oferece inovações que promovem melhor interação entre o público e estádio. Ao final da reforma, o Maracanã ficou ainda maior, aumentando de cerca de 189 mil m² para 240 mil m² sua área útil. Em abril de 2013, durante o pico das obras, o número de trabalhadores chegou a 6.500. mais

Uma dessas inovações é a colocação de quatro telões, cada um com aproximadamente 100 m² de área de projeção. Há também a câmera spider, operada por controle remoto e suspensa sobre o gramado, que tem mobilidade para captar imagens aéreas de qualquer parte do campo.

A área coberta do estádio também aumentou de 24.354 m² para 47.350 m². A antiga cobertura de concreto foi substituída por uma nova, formada por uma estrutura de cabos e membrana tensionados. Com vida útil de mais de 50 anos, este moderno sistema oferece plena flexibilidade para a instalação de equipamentos de som. A membrana autolimpante e translúcida possibilita condições de luz uniforme, inclusive nas áreas superiores das arquibancadas.

O novo projeto do Maracanã, de autoria do arquiteto Daniel Fernandes, aumentou o serviço de bares, que passaram de 24 para 60. As rampas de acesso, antes quatro, agora são seis. O gramado foi coberto por 8.900 m² de grama tipo Bermudas (espécie Cynodon Dactylon), a mais indicada para gramados esportivos de clima tropical. Por sua resistência e maior capacidade de recuperação, essa grama é usada nos melhores campos de futebol, golfe e baseball.

O projeto busca obter a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), sistema de classificação de sustentabilidade ambiental para edificações desenvolvido pela United States Green Building Council. O estádio economizará mais de 8% de energia com o novo sistema elétrico, que prevê ainda a automação e controle de elevadores (que passaram de cinco para 16), escadas rolantes (de seis para 12), ventilação e iluminação dos ambientes (23 mil luminárias LED). A modernização da parte hidráulica vai permitir 30% na redução do consumo de água e mais de 50% no consumo de água potável para irrigação no campo.

As intervenções no estádio seguem as recomendações da Fifa e todos os assentos são retráteis e numerados, com as primeiras filas da arquibancada inferior a apenas 14 metros do gramado.

Estágio Atual
100% de avanço físico da obra em junho de 2013.
Empregos Gerados
6.500 em maio de 2013.
Localização
Rio de Janeiro (RJ)
Modelo de Contrato
Menor preço e regime de empreitada por preço unitário.
Valor
R$ 859.472.464,54 na data base de dezembro de 2009.
Início das Obras
13 de agosto de 2010
Empresas Integrantes
Consórcio Maracanã Rio 2014 (Odebrecht Infraestrutura e Andrade Gutierrez).
01. Por que a antiga cobertura está sendo substituída por uma nova?
O Governo Estadual e a Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop) tomaram a decisão de remover a antiga marquise baseados em análises e estudos de engenharia, que constataram que a estrutura estava irremediavelmente comprometida, por corrosão acentuada e progressiva das armaduras das vigas e lajes da marquise, estando seu concreto todo carbonatado, ou seja, verificou-se que a vida útil de projeto e uso já tinham sido atingidas, levando ao comprometimento da segurança do usuário.
02. Como foi escolhida a nova cobertura em substituição da existente?
Como a reforma da antiga marquise apenas iria retardar a necessidade de sua remoção, foi escolhida a substituição da mesma, evitando-se também perder a complementação que seria executada. O projeto inicialmente licitado e aprovado pelo Governo do Estado, previa o complemento da cobertura do Maracanã com uma estrutura em membrana tensionada, justamente por não acrescentar esforços na marquise de concreto existente. Após a decisão de remover a antiga marquise, a solução escolhida pelo Governo do Estado foi a substituição total dessa estrutura e de seu futuro complemento por uma cobertura em membrana tensionada, com 60,40 metros de comprimento. Esta solução foi aprovada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que a considerou sem impacto para a fachada do Maracanã.
03. Como serão os novos camarotes?
Os novos camarotes serão instalados no segundo e no terceiro pavimentos. Substituirão os camarotes antigos que ficavam no quinto pavimento, bem distante do campo de jogo. Ao todo serão 110 camarotes, com acessos exclusivos.
04. Como será a nova arquibancada?
Ela receberá maior inclinação, e terá os setores inferior e superior unificados. Nas laterais, a arquibancada ficará a 12 metros da linha lateral do campo, que terá suas dimensões reduzidas trazendo o torcedor para mais próximo do jogo. A nova arquibancada garantirá melhor visibilidade para todos os assentos.
05. Os assentos serão cobertos?
96% dos assentos serão cobertos, retráteis e numerados.
06. Como será o estacionamento na área?
Já foram identificadas quatro áreas potenciais para estacionamento. Com distância de um raio de até 4 km do estádio, estão previstas mais de 10.500 vagas, número exigido pela Fifa.
07. Como será o acesso ao Maracanã?
O Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura, estuda intervenções no entorno do estádio para melhorar o fluxo de veículos e pessoas, incluindo uma passarela de integração, entre a Quinta da Boa Vista e o Complexo do Maracanã.
08. Há investimento de instituições privadas?
Não. O investimento é oriundo do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que terá acesso a financiamento do BNDES, na linha ProCopa, de até R$ 400 milhões.
09. O Maracanã atingirá alguma certificação sustentável?
Sim. A reforma do Maracanã buscará a certificação LEED. Medidas de gestão ambiental serão contempladas durante toda a execução da obra.
 

Maracanã

Fotos e Vídeos.

Acompanhe, por meio da galeria de fotos e vídeos, o andamento das obras dos quatro estádios. Selecione o ano e mês que deseja visualizar e navegue pelas imagens desse período.


Ago 2013
Ago 2013
Jul 2013
Jul 2013
Jul 2013
Jul 2013
Jul 2013
Jun 2013
Jun 2013
Jun 2013
Jun 2013
Jun 2013
Jun 2013
Jun 2013
Mai 2013

Páginas

 
 

Maracanã

Maquete 3D

 
 
 

Maracanã

Time-lapse

 

Maracanã

Realidade Aumentada