Compartilhar

Maracanã

Novo gramado

Vice-governador acompanha início do plantio

11/03/2013

O Maracanã iniciou o plantio do novo gramado com a presença do vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, que acompanhou o andamento das obras. Com tecnologia espanhola aplicada nos melhores gramados europeus, como o Camp Nou, do Barcelona, o plantio tem previsão para durar quatro dias. Ao todo, serão 360 placas de grama, medindo 18 m cada uma por 1,2 m de largura, para cobrir uma área de nove mil metros. A grama será do tipo bermuda celebration.

 

Pezão destacou a espécie de grama escolhida. “É de excepcional qualidade, e tenho certeza de que vai ser o melhor palco do mundo. Qualquer jogador vai ter orgulho de jogar aqui neste gramado”, disse o vice-governador. Enquanto outros tipos da grama bermuda precisam da incidência direta de raios solares para se desenvolver, a bermuda celebration é mais resistente à variação de temperatura e cresce mesmo à sombra. Este tipo de grama também é ideal para a prática de futebol por suas características. De folhas fininhas, a grama permite que a bola role mais suavemente, sem os salteamentos comuns em gramados mais grosseiros e, portanto, não adequados ao futebol.

 

“Esta grama também tem um crescimento mais acelerado que as outras. Isso é ótimo porque a faz suportar um maior número de jogos. Estamos mostrando ao mundo que o Maracanã está levando o nível de gramado para um patamar muito superior ao que existia”, afirmou o presidente da Emop, Ícaro Moreno.

 

O colchão em que a grama está sendo plantada no Maracanã tem uma camada de 10 cm de brita e outra de 30 cm de areia de granulometria média misturada à matéria orgânica, corretivos e fertilizantes, sistema conhecido por topsoil. O gramado depois de replantado será irrigado com aspersores com comandos individuais e dotados de sensores de umidade, tornando o Maracanã o primeiro estádio no Brasil a usar este sistema.

Últimas Notícias

64 anos de histórias

Torcedores podem comemorar no Instagram

Campanha Copa da Paz

Líderes Religiosos celebram cerimônia ecumênica

Energia renovável no estádio

Sistema de captação solar reforça perfil sustentável

Camisas de futebol

Arena teve exposição de colecionadores

Dinamite assina Livro de Ouro

Documento registra visita de atletas consagrados