Compartilhar

Itaipava Arena Pernambuco

Certificação LEED

Arena recebe selo sustentável

12/06/2014
Atualizado em: 11/02/2015

A Itaipava Arena Pernambuco, palco de cinco jogos da Copa 2014, conquistou o nível Silver da certificação internacional LEED – selo verde utilizado em mais de 140 países, que identifica o empreendimento como sustentável. Na classificação, os requisitos básicos da certificação foram superados. Para a Arena, construída pela Odebrecht Infraestrutura, a certificação é um reconhecimento das práticas e técnicas usadas na construção para reduzir os impactos ao meio ambiente.

A certificação Leadership in Energy and Environmental Design é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações, desenvolvida pelo Conselho Americano de Edifícios Verdes (Green Building Council–USGBC), cujo sistema classifica as edificações a partir de critérios de sustentabilidade ambiental em diferentes categorias.

Diversas características permitem que a Itaipava Arena Pernambuco seja considerada um empreendimento ecologicamente correto, tais como aproveitamento da água da chuva captada nas arquibancadas e coberturas, sistema de automação predial, favorecimento da iluminação e ventilação naturais, usina de energia solar para atender parte da demanda energética, além do plantio de mudas e adoção de coleta seletiva. As iniciativas também atendem à política de sustentabilidade da Organização Odebrecht, que preza a conscientização ambiental e o reaproveitamento de recursos naturais e resíduos. “Priorizamos esses atributos nas nossas obras e esse reconhecimento é mais uma confirmação de que estamos no caminho certo”, disse Bruno Dourado, diretor de contrato da Odebrecht Infraestrutura e responsável pela obra.

Segundo Alexandre Gonzaga, presidente da Itaipava Arena Pernambuco, a  certificação LEED “reforça o caráter inovador e sustentável da Itaipava Arena Pernambuco, além de ser um reconhecimento do compromisso em oferecer sempre um ambiente com alto nível de conforto e segurança ao pernambucano”.

A Arena foi construída por meio de Parceria Público Privada (PPP) entre o Governo de Pernambuco e a Odebrecht, e será operada pelos próximos 30 anos pela Arena Pernambuco Negócios e Investimentos, empresa da Odebrecht Properties.


 

 

Últimas Notícias

Nota alta em pesquisa

Arena está entre os cinco melhores estádios do Brasil

Avaliação positiva

Fifa aprova gramado da Arena

De portas abertas

Começa o programa de visitas guiadas

Balanço positivo

Confira os números da primeira temporada

Tratamento especial

Torre de iluminação favorece crescimento do gramado