Compartilhar

Maracanã

Final em estádio verde

Estádio recebe certificação internacional

14/07/2014
Atualizado em: 20/02/2015

Pela primeira vez na história, uma final de Copa do Mundo foi disputada em um estádio com certificação internacional de construção sustentável. O Maracanã entrou para um grupo seleto de edificações que conquistaram o selo prata da certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), ao contar com usina solar, sistema de captação de água de chuva, coleta seletiva, entre outras ações. O estádio, onde aconteceu a disputa pelo título mundial de futebol entre Alemanha e Argentina foi avaliado de acordo com os seguintes critérios: espaço sustentável, eficiência do uso da água, energia e atmosfera, materiais e recursos, qualidade ambiental interna, inovação e processos e créditos de prioridade regional.

 

A certificação, concedida pelo US Green Building Council (USGBC), é o principal selo para edificações no mundo. Além da eficiência energética e da economia de água, o projeto de um estádio verde também inclui a diminuição nas emissões de CO2, que causam o efeito estufa, melhoria nas condições do ambiente e otimização do uso de materiais de construção.

 

“Nosso objetivo é tornar o estádio cada vez mais sustentável, não só em dias de jogo, mas no cotidiano. Hoje, contamos com a usina fotovoltaica, temos os reservatórios que acumulam água da chuva para reutilização e fazemos a coleta seletiva dos resíduos produzidos diariamente no estádio”, comentou João Borba, presidente da concessionária Maracanã. 

 

Durante a reforma do estádio, foram instaladas placas fotovoltaicas na superfície que cobre as arquibancadas, de aproximadamente 2,5 mil metros quadrados, com capacidade de geração de 400 mil kW/h por ano. A usina fotovoltaica é capaz de produzir energia equivalente ao consumo de 240 residências e colabora para a redução do consumo do estádio. O projeto, financiado pela Light e Eletricité de France (EDF), é suficiente para fornecer 9% da energia necessária para o funcionamento do Maracanã.

 

O estádio conta com dispositivos economizadores e um sistema de captação de água de chuva na moderna cobertura, o que reduziu o uso de água potável em 50% e de água no geral em 40%. A água de chuva captada no teto é utilizada na irrigação do campo e funcionamento dos banheiros, que têm torneiras inteligentes com fechamento automático e descargas ecológicas.

 

O Maracanã fechou parceria com a Recicla Rio, rede formada por cinco cooperativas de catadores da Zona Norte do Rio de Janeiro, e passou a contar com uma equipe de trabalhadores para separar o material reciclável dos resíduos produzidos diariamente no estádio.  Os catadores têm renda fixa mensal, custeada pelo Maracanã. A parceria permite o reaproveitamento de sete toneladas por mês de materiais recicláveis, como latas de alumínio, papel, papelão e plástico.

 

Sistema LEED

O Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental, utilizado em 143 países, com objetivo de incentivar a transformação dos projetos, obras e operação das edificações, sempre com foco na sustentabilidade. Criada pelo Conselho de Construção Sustentável dos EUA (USGBC) em 2000, a certificação chegou ao Brasil em 2007 e é considerada o principal selo para edificações no país. Atualmente, o Brasil conta com 90 edificações certificadas. É o quarto país com maior número de registros no ranking mundial.

Últimas Notícias

64 anos de histórias

Torcedores podem comemorar no Instagram

Campanha Copa da Paz

Líderes Religiosos celebram cerimônia ecumênica

Energia renovável no estádio

Sistema de captação solar reforça perfil sustentável

Camisas de futebol

Arena teve exposição de colecionadores

Dinamite assina Livro de Ouro

Documento registra visita de atletas consagrados