Compartilhar

Maracanã

Energia renovável no estádio

Sistema de captação solar reforça perfil sustentável

13/05/2014

Neste mês de maio, o Maracanã passou a contar com um moderno sistema de geração e utilização de energia renovável, uma iniciativa voltada para a sustentabilidade do estádio. O Projeto Maracanã Solar foi viabilizado por meio de convênio entre o Governo do Estado e o consórcio formado pelas empresas Light Esco, braço de soluções energéticas do Grupo Light, e o Grupo EDF ( Electricité de France).

 

O consórcio instalou no estádio um sistema de captação de energia solar de última geração. A usina fotovoltaica é capaz de produzir energia equivalente ao consumo de 240 residências e vai colaborar para a redução do consumo do estádio. O projeto integra o Programa Rio Capital da Energia, do Governo do Estado, e tem investimentos privados de R$ 12 milhões.

 

O Maracanã recebeu uma estrutura metálica de 183 toneladas sobre o anel de compressão, que suporta a nova cobertura de lona tensionada da arena. São 1.552 módulos fotovoltaicos, totalizando uma área de 2.380 m2. A usina tem uma potência instalada de 400 kW pico, podendo atingir uma geração de 500 MWh por ano, o equivalente ao consumo anual de 240 residências. Dessa forma, o sistema participará ativamente da iluminação dos grandes eventos que ocorrerão no estádio daqui pra frente.

 

Rumo à sustentabilidade

 

A utilização de energia renovável com geração local representa um marco de sustentabilidade e compromisso com o meio ambiente. Com baixos custos operacionais e performance garantida por mais de 20 anos, a energia solar é a fonte mais limpa de produção de energia elétrica, colabora com a redução na emissão de CO2 na atmosfera e a geração local desonera todo o sistema de transmissão e distribuição de energia.

 

A implantação do sistema fotovoltaico contribui para modernização tecnológica do estádio. O Maracanã passa a contar com geração e consumo no mesmo local (sistema net metering), não onera o sistema de distribuição e transmissão, e ainda converge com objetivos do Governo do Estado em transformar o Rio de Janeiro em Cidade Sustentável.


Sustentabilidade e tecnologia aliadas à tradição

 

Desde a reforma para a adequação do Maracanã, diversas medidas fazem parte das ações sobre o tema: em busca da certificação LEED, a gestão de resíduos da reforma, determinada em até 75%, já supera os 90%, destinados para a reciclagem ou reaproveitamento dentro da obra. Outro exemplo é o uso racional da água, com a instalação de dispositivos economizadores nos banheiros e o reuso da água da chuva. Além disso, a obra contou com a utilização de materiais compostos por material reciclado (até 10% do custo total de materiais), além do uso de materiais fabricados ou manufaturados em um raio de até 800 km da obra (até 20% do custo total de materiais).

 

A nova cobertura é usada para a captação da água da chuva para a reutilização nos banheiros e para a irrigação do campo. O estádio conta com iluminação feitas por luminárias eficientes, bombas mecânicas e equipamentos de ar-condicionado tipo VRF, além da mediação individualizada por sistema e automação predial (edifício inteligente).

 

Últimas Notícias

64 anos de histórias

Torcedores podem comemorar no Instagram

Campanha Copa da Paz

Líderes Religiosos celebram cerimônia ecumênica

Camisas de futebol

Arena teve exposição de colecionadores

Dinamite assina Livro de Ouro

Documento registra visita de atletas consagrados

Imagens na web

Maracanã lança perfil no Flickr