Compartilhar

Maracanã

Maracanã alcança 70% de conclusão

Agora serviços de acabamentos estão sendo realizados

17/10/2012

As obras do novo Maracanã entraram na reta final. A reforma está com 70% de conclusão, segundo medição realizada no dia 30 de setembro. O trabalho concentra-se agora nos acabamentos.

 

De acordo com Ícaro Moreno Júnior, presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Obras, a reforma dividiu-se em duas fases complexas. O resultado da primeira fase, que engloba a recuperação estrutural do estádio, a demolição e reconstrução da arquibancada e a construção de quatro novas rampas de acesso, é mais visível para o público que a segunda etapa, que envolve os acabamentos.

 

“A parte mais pesada da reforma, que envolveu muito trabalho com concreto e estruturas metálicas, acabou. É uma fase de muita exigência do ponto de vista da engenharia e das dificuldades próprias de uma estrutura antiga, como é o Maracanã”, explica Moreno. “Agora, entramos numa outra fase que é a dos detalhes. Esta exige mais mão de obra e mais cuidado nos acabamentos de banheiros, bares, camarotes, luminárias, enfim de instalações diversas.”

 

Cobertura

 

A obra mais pesada dessa fase final é a instalação da nova cobertura do estádio. No momento, já estão prontos dois dos quatro andaimes para montagem dos catwalks e as duas plataformas de apoio que estão sendo erguidas sobre a arquibancada para apoiar a pré-montagem dos cabos de aço de sustentação da cobertura. Alguns cabos para os anéis de tração já foram esticados numa das plataformas. Até novembro o restante dos cabos dos anéis de tração e todos os outros cabos de aço necessários para o big lift estarão montados sobre estruturas provisórias. 

 

Depois de instalada, a estrutura metálica será içada, a partir do sistema big lift, simultaneamente, por 120 macacos hidráulicos. Sobre essa estrutura será colocada a lona tensionada, feita de fibra de vidro e teflon, com a ajuda de alpinistas profissionais e apoio de guindastes. O processo de colocação da nova cobertura começou com a fixação de 60 peças metálicas no topo do estádio, para formar o anel de compressão, sendo que cada peça pesa 40 toneladas. A última peça do anel foi colocada no dia 22 de agosto.

 

Os 231 banheiros já foram construídos e estão recebendo agora revestimentos em pastilhas, piso e bancadas. A mesma situação acontece com os 60 bares, em cinco pavimentos. Já a alvenaria dos lounges dos 110 camarotes, que terão, em média, capacidade para 25 torcedores, cada um, está em fase avançada, assim como a colocação de pisos dos estacionamentos dos setores norte e oeste. Os da parte leste e sul do estádio já foram concluídos. A recuperação estrutural das duas rampas monumentais também está em estágio avançado.

 

Últimas Notícias

64 anos de histórias

Torcedores podem comemorar no Instagram

Campanha Copa da Paz

Líderes Religiosos celebram cerimônia ecumênica

Energia renovável no estádio

Sistema de captação solar reforça perfil sustentável

Camisas de futebol

Arena teve exposição de colecionadores

Dinamite assina Livro de Ouro

Documento registra visita de atletas consagrados