Compartilhar

Maracanã

Cobertura recebe última peça

A nova estrutura terá 68,4 metros de comprimento

22/08/2012

No dia 22 de agosto, foi colocada a última peça do anel de compressão da nova cobertura do Maracanã.  A previsão é que, em setembro, os cabos tensionados comecem a ser instalados e fiquem apoiados na arquibancada para, em seguida, iniciar o processo de içamento, todos ao mesmo tempo, por 120 macacos hidráulicos. O levantamento dos cabos tensionados, que têm 20.000 metros de comprimento e 110 milímetros de diâmetro, é chamado de big lift.   

 

A membrana, composta por PTFE e Teflon, será instalada por um grupo de alpinistas, com apoio de guindastes que, para este tipo de serviço, é uma novidade no mercado da construção civil nacional. 

 

“Parte da equipe técnica será formada por subcontratados da empresa responsável pelo fornecimento e montagem da cobertura, com auxílio de funcionários treinados” explicou Carlos Zaeyen, gerente operacional do Consórcio Maracanã Rio 2014 (formado pelas empresas Odebrecht Infraestrutura e Andrade Gutierrez), acrescentando que a previsão é que o processo de instalação da membrana comece em dezembro. 

 

A nova cobertura terá 68,4 metros de comprimento e vai cobrir 76 mil dos 79 mil lugares do novo estádio. A antiga cobertura tinha 30 metros, aproximadamente. 

Últimas Notícias

64 anos de histórias

Torcedores podem comemorar no Instagram

Campanha Copa da Paz

Líderes Religiosos celebram cerimônia ecumênica

Energia renovável no estádio

Sistema de captação solar reforça perfil sustentável

Camisas de futebol

Arena teve exposição de colecionadores

Dinamite assina Livro de Ouro

Documento registra visita de atletas consagrados