Compartilhar

Maracanã

Reta final

Obras chegam a 92% de avanço físico

25/03/2013

Com obras que seguem 24 horas por dia e o apoio de 6.500 trabalhadores atuando em mais de mil frentes – da cobertura aos acabamentos em bares, camarotes e vestiários, passando pelo gramado e pelas arquibancadas –, a reforma do Maracanã alcançou 92% de avanço físico. Já foram instaladas cerca de 30 mil cadeiras e a cobertura registra 58% de conclusão. “Ao projetar a reforma, procuramos preservar a alma e a identidade do estádio. Quem vê o Maracanã do lado de fora enxerga o mesmo estádio de sessenta e tantos anos, mas quando entra vê o Maracanã moderno, uma arena multiuso que certamente dará muito orgulho a todos os brasileiros”, disse o secretário estadual de Obras, Hudson Braga.


Modelo até então inédito em estádios brasileiros, a cobertura de lona tensionada protegerá praticamente a totalidade dos 79 mil lugares. Ao lado de 20 técnicos e alpinistas profissionais europeus, 122 brasileiros trabalham na montagem de 120 membranas de 7,5 metros de largura por 68 metros de comprimento, tensionadas uma ao lado da outra. Até o dia 20 de abril, toda a estrutura metálica sobre a qual a lona é tensionada estará coberta e todos os equipamentos acoplados à cobertura instalados e testados. A passarela (catwalk) que circunda a cobertura, necessária para serviços de manutenção, serve também para a fixação de equipamentos de som, vídeo e iluminação. Ali, estão sendo instalados os quatro placares eletrônicos, cada um com 98 m² e composto por 77 placas de imagem de alta definição. O estádio ganhou também um sistema de som de alto nível, com 78 alto-falantes. Serão 26 conjuntos de três caixas que estão sendo fixados na passarela da cobertura. Oito desses conjuntos serão voltados para o campo e os demais direcionados para toda a arquibancada.


Também foram fixados 396 refletores de 2 mil watts, cada um capaz de garantir a claridade necessária à prática do futebol e para a transmissão de imagens pela televisão com o mesmo padrão utilizado nos mais avançados centros esportivos do mundo. A nova cobertura vai captar cerca de 50% de água da chuva para reutilização em uso não potável nos banheiros. Isso faz parte da certificação Leed (Leardership in Energy and Environmental Design), concedida a empreendimentos que apresentam alto desempenho ambiental e energético, em atendimento aos padrões internacionais.

Últimas Notícias

64 anos de histórias

Torcedores podem comemorar no Instagram

Campanha Copa da Paz

Líderes Religiosos celebram cerimônia ecumênica

Energia renovável no estádio

Sistema de captação solar reforça perfil sustentável

Camisas de futebol

Arena teve exposição de colecionadores

Dinamite assina Livro de Ouro

Documento registra visita de atletas consagrados