Compartilhar

Itaipava Arena Pernambuco

Tratamento especial no gramado

Torre de iluminação favorece o crescimento da grama

03/12/2013

Já focando no planejamento para 2014, a Itaipava Arena Pernambuco iniciou programa especial de manutenção do gramado. Os procedimentos visam garantir o estado de conservação da grama para a Copa do Mundo e manter o campo apto para a realização de eventos como Copa do Nordeste, Campeonato Pernambucano e Brasileiro. Além de utilizar uma torre de iluminação suplementar, os técnicos estão realizando atividades para potencializar o fortalecimento de toda estrutura vegetativa.


Com a torre de iluminação (sistema SGL ou Stadium Grow Lighting), o crescimento vegetativo e radicular da grama é acelerado, possibilitando maior vigor nos trechos onde o equipamento é aplicado – ideal para áreas que recebem menor exposição solar. Adotada pela primeira vez no Brasil pelo Engenhão, no Rio de Janeiro, a máquina é utilizada em estádios europeus para manter a qualidade dos campos mesmo durante o inverno. Nas novas arenas construídas para a Copa do Mundo, a torre deverá se tornar comum por conta do sombreamento provocado pelas coberturas.



Descompactação e aeração

As outras atividades previstas pelo programa de manutenção que irão proporcionar ainda mais qualidade ao solo são a descompactação e a aeração do campo. O tratamento irá remover toda camada de matéria orgânica em decomposição (chamada de colchão) permitindo, assim, que o sistema radicular da planta se aprofunde, o que aumenta a resistência do gramado à tração e aos impactos durante os jogos.


O tratamento também atuará na textura do solo, ampliando a circulação de oxigênio entre as raízes, a disposição e a absorção de nutrientes, assim como a velocidade de infiltração da água. Todo esse processo evitará que a grama utilize as reservas do seu metabolismo, mantendo-se mais saudável a longo prazo. Durante os serviços de manutenção, é possível que ocorra um desgaste na coloração da estrutura vegetativa entre as primeiras 72 ou 96 horas após a realização dos procedimentos. O gramado seguirá o tratamento de rotina com corte, irrigação e descompactação, mantendo todo o conforto para os atletas.

Últimas Notícias

Certificação LEED

Arena entra na Copa premiada com selo sustentável

Nota alta em pesquisa

Arena está entre os cinco melhores estádios do Brasil

De portas abertas

Começa o programa de visitas guiadas

Balanço positivo

Confira os números da primeira temporada

Sucesso na operação

Em três meses, números são positivos