Compartilhar

Itaipava Arena Pernambuco

Segurança em campo

Como a Arena Pernambuco irá garantir a segurança do público

19/09/2012

 

Uma preocupação constante de quem vai ver jogos em estádios de futebol é a questão da segurança. Chegar e sair bem do lugar e ver o jogo com tranquilidade, estando assegurado de que as emoções fortes serão apenas as boas por causa do próprio jogo, é o que se espera.

 

Na Arena Pernambuco, não poderia ser diferente e é por isso que em toda a concepção do projeto a questão da segurança para o torcedor tem sido tratada como uma das grandes prioridades. “Esse é um dos principais saltos no modelo das novas arenas. Teremos um departamento específico de segurança em nossa operação, com equipe qualificada para garantir um atendimento excelente”, ressalta André Sá, diretor de operações da Arena Pernambuco. Para isso, algumas iniciativas estão sendo adotadas pela Arena e Governo de Pernambuco. Veja algumas delas:

 

  • Sala de monitoramento no estádio, integrada com o circuito fechado de segurança, monitorando os acessos ao estádio e as áreas públicas internas e externas.
  • Instalação de 271 câmeras de monitoramento, distribuídas nas áreas interna e externa da arena, cobrindo inclusive o estacionamento e áreas de acesso. Dessas, 34 serão câmeras são em HD instaladas na cobertura do estádio, acima do público. Essas permitirão a aplicação de um zoom de alta qualidade, o que possibilita ver detalhes da movimentação em uma integração de trabalhos de Tecnologia e Inteligência.
  • Instalação, em uma área vizinha ao estádio, do Centro de Controle e Comando Integrado de Pernambuco. Trata-se de uma estrutura que terá, de forma unificada, os trabalhos das polícias e bombeiros do estado.

 

Há ainda alguns detalhes muito interessantes, como o uso de uma proteção de vidro temperado afixado a uma barra de concreto instalada entre a torcida e o campo. Lembrando: a distância entre público e gramado será muito pequena, o que permitirá ao espectador acompanhar tudo o que acontece no estádio com extrema perfeição – a proteção é para prevenir incidentes, como uma bolada, por exemplo.

 

Além das ações acima listadas, um destaque no item segurança da Arena Pernambuco será o trabalho dos stewards. São comissários de segurança especialmente capacitados para trabalharem de forma proativa, como monitores, orientando o público e mantendo a tranquilidade no estádio.

Os stewards trabalharão em conjunto com as polícias e o corpo de bombeiros. Entre as atividades previstas para eles estão revistar os espectadores, coordenar multidões, atender pessoas com deficiências e executar procedimentos de primeiros socorros, assim como atuar na segurança preventiva contra incêndios. Ou seja: a arena terá a presença constante de profissionais altamente capacitados cujo objetivo principal é deixar o público (torcedores ou espectadores de shows) seguro, pensando apenas em se divertir da melhor forma.

 

Europa

 

Este modelo de segurança tem sido sucesso no exterior, especialmente na Europa, onde por muito tempo houve medo com as ações praticadas pelos hooligans, nos estádios, como a acontecida no estádio Heysel, em 1985. Hoje a UEFA (União das Federações Europeias de Futebol) tem medidas rigorosas para combater a violência nos estádios. A entidade faz uma conferência anual sobre segurança, em que se reúnem representantes e delegados dos órgãos governamentais e policiais da Europa, agentes de segurança da UEFA, das federações nacionais, representantes de clubes e proprietários de estádios.

 

Brasil 

No Brasil, a segurança nos estádios é também uma preocupação do Governo Federal e o melhor exemplo disso é o Estatuto do Torcedor, lei criada em 2003 para combater a violência e a criminalidade em eventos esportivos.

 

Para a Copa do Mundo de 2014, a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, criada no ano passado, prevendo eventos como a Copa das Confederações, Copa do Mundo FIFA 2014 e Olimpíadas (esta, apenas no Rio de Janeiro), já divulgou o seu Planejamento Estratégico, com diretrizes que devem ser seguidas durante o Mundial. O conjunto de ações, tanto da iniciativa privada quanto do poder público, tem como objetivo garantir a tranquilidade para que o público se preocupe apenas em torcer pelo seu time.

Últimas Notícias

Certificação LEED

Arena entra na Copa premiada com selo sustentável

Nota alta em pesquisa

Arena está entre os cinco melhores estádios do Brasil

De portas abertas

Começa o programa de visitas guiadas

Balanço positivo

Confira os números da primeira temporada

Tratamento especial no gramado

Torre de iluminação favorece o crescimento da grama