Compartilhar

Itaipava Arena Fonte Nova

Estádio inicia plantio do gramado

Novo sistema de irrigação será acionado por computador

17/01/2013
Atualizado em: 18/01/2013

Com mais de 90% de avanço físico na obra, a Arena Fonte Nova inicia o plantio do gramado. A Bermuda Celebration foi a grama escolhida e ocupará uma área de 9 mil m². O plantio será tipo sprigs, que consiste em espalhar manualmente a grama em ramos. As mudas vieram de fornecedores da cidade de Lavras, no Sul de Minas Gerais. A primeira fase da construção do campo começou com o nivelamento do solo base e, em seguida, foi iniciada a implantação do sistema de drenagem a vácuo, que tem três camadas importantes, assentadas de baixo para cima: brita, areia base e Topsoil.

 

As camadas inferiores (brita e areia base) ajudam na drenagem, fazendo a água infiltrar até a tubulação e ser conduzida para o reservatório de reúso. O Topsoil é a camada final em que está sendo plantada a grama, e que sofrerá o impacto dos pés dos jogadores. Com 10 cm de espessura, essa camada é formada por um mix de fibra elástica, fibra de polietileno, turfa e areia. Esses materiais proporcionam uma superfície mais segura para os jogadores quanto a impacto e torções causadas quando a chuteira trava no gramado.

 

O novo sistema de irrigação do gramado conta com 35 aspersores (mecanismos para molhar o campo) elevados à superfície com a pressão da água. Cada um deles é comandado por uma válvula específica e automatizada, que pode ser acionada por computador. O campo da Arena Fonte Nova tem também sensores de umidade e temperatura para ajudar no controle e manutenção.

Tiradas em janeiro, a novas fotos 360 graus da arena mostram a evolução da obra. Veja em Visita 360.

Últimas Notícias

Um ano de operação

E público de mais de 800 mil torcedores

Um dos melhores estádios do Brasil

Essa é a opinião de jogadores em pesquisa

Certificação LEED

Arena é a primeira do Brasil com o selo verde

Elton John na Arena

Show do astro será em fevereiro

Redução de preços

Ingressos mais baratos para o torcedor