Compartilhar

Itaipava Arena Fonte Nova

Processo de içamento da cobertura é iniciado

A Arena Fonte Nova é a primeira do Brasil a iniciar a cobert

10/09/2012

A Arena Fonte Nova iniciou mais um processo inédito no Brasil. Conhecido como Big Lift, o içamento dos cabos de aço tensionados da cobertura é o segundo a ser realizado na América Latina e conta com uma equipe formada por profissionais de diversos países. A cobertura abrigará 100% dos assentos, alcançando 36 mil m² de área e proporcionando mais conforto aos visitantes.

 

Similar ao sistema de uma roda de bicicleta, a cobertura da Arena Fonte Nova é composta por uma estrutura tensionada, na qual cabos e treliças trabalham em conjunto com o anel de compressão metálico. Essa estrutura é coberta por uma membrana impermeável, autolimpante e translúcida, que filtra a luz solar, evitando o efeito de “ilha de calor”, permitindo assim a passagem parcial de luz e contribuindo para a eficiência energética do equipamento.

 

Sustentabilidade

O projeto realizado para a cobertura da Arena Fonte Nova diminui até 40% o consumo de aço, representando uma economia de matéria-prima. Além disso, grande parte do aço utilizado é proveniente de material reciclado, o que também é ambientalmente favorável.

 

Outra característica de sustentabilidade ambiental é a capacidade de a cobertura captar a água da chuva, que será armazenada e utilizada para irrigação do campo e abastecimento de todos os sanitários da arena. A capacidade total de armazenamento de água da chuva do projeto da Arena Fonte Nova é de 698 mil litros.

 

Anualmente serão captados 37 mil m³ de água pluvial com este sistema, o que representará uma economia de 72% em épocas de chuva e 24% em períodos de estiagem.

 

Inovação

“Poucas empresas no mundo dominam esse tipo de tecnologia. Esse foi o motivo para a contratação de empresas estrangeiras para realizar o Big Lift”, afirma Murilo Maia, engenheiro responsável pela cobertura da Arena Fonte Nova. Para a realização deste processo complexo, engenheiros da Alemanha, Suíça, França e Estados Unidos foram convocados para formar, junto aos profissionais da Arena Fonte Nova, um time altamente qualificado.

 

O Big Lift será realizado em duas etapas principais, sendo a primeira o içamento do anel de tração superior e depois o içamento do anel de tração inferior. Todo o processo do Big Lift vai durar aproximadamente um mês e meio.

 

Cobertura em números

São 9,2 km de cabos de aço, que pesam 290 toneladas.

A estrutura metálica do anel de compressão pesa 1.198 toneladas e a estrutura metálica do anel de tração, 586 toneladas.

A membrana impermeável tem 28.000 m² de área e o deck metálico 8.350 m² de área.

 

Para mais detalhes, veja o vídeo aqui.

Últimas Notícias

Um ano de operação

E público de mais de 800 mil torcedores

Um dos melhores estádios do Brasil

Essa é a opinião de jogadores em pesquisa

Certificação LEED

Arena é a primeira do Brasil com o selo verde

Elton John na Arena

Show do astro será em fevereiro

Redução de preços

Ingressos mais baratos para o torcedor