Compartilhar

Maracanã

Maracanã já conta com avanço de 66%

Foi fixado o último anel de compressão da nova cobertura

13/09/2012

As obras seguem em ritmo acelerado e já estão 66% concluídas, de acordo com a medição feita no dia 31 de agosto. Na semana passada, a colocação da última peça de pré-moldado da nova arquibancada marcou mais um importante avanço na reforma do estádio. Também recentemente foi fixado o último anel de compressão da nova cobertura tensionada em fibra de vidro e teflon.

 

No total, foram colocados 60 anéis, que pesam 40 toneladas cada um. Ainda neste mês, terá início a instalação dos cabos de aço para sustentação da cobertura, que será içada em novembro. Os cabos, que possuem 20 mil metros de comprimento, chegaram à obra na semana passada.

 

Quando estiverem prontas, as arquibancadas servirão de apoio para a estrutura metálica que sustentará a nova cobertura. Depois de instalados, os cabos tensionados serão içados, simultaneamente, por 120 macacos hidráulicos.

 

Com 68,4 metros de comprimento, a lona terá flexibilidade plena para instalação de equipamentos, como os quatro telões de 100 metros quadrados. O equipamento será estendido com a ajuda de um grupo de alpinistas e o apoio de guindastes. O procedimento é uma novidade no mercado da construção civil nacional.

 

O processo de retirada do aterro para a instalação do sistema de irrigação e drenagem do campo e a colocação dos pisos e revestimentos e pisos dos banheiros estão em estágio avançado. Também já foi iniciada a colocação das cerâmicas da área de circulação no primeiro pavimento. Atualmente, a obra conta com 5.500 trabalhadores, divididos em dois turnos, das 7h às 17h e das 18h às 5h. 

Últimas Notícias

64 anos de histórias

Torcedores podem comemorar no Instagram

Campanha Copa da Paz

Líderes Religiosos celebram cerimônia ecumênica

Energia renovável no estádio

Sistema de captação solar reforça perfil sustentável

Camisas de futebol

Arena teve exposição de colecionadores

Dinamite assina Livro de Ouro

Documento registra visita de atletas consagrados