Compartilhar

Itaipava Arena Fonte Nova

Energia solar

Usina na Arena vai gerar 750 MWh por ano

06/09/2013

A Fonte Nova Negócios e Participações e a Coelba firmaram parceria para implantar uma usina solar na Itaipava Arena Fonte Nova, em Salvador, com capacidade de gerar 750 MWh / ano, o equivalente ao consumo médio de três mil brasileiros. A usina solar terá 500kWp de potência instalada e tem previsão de implantação para o primeiro semestre do ano que vem, com expectativa de entrar em funcionamento até a Copa do Mundo de 2014.

 

O convênio entre a Fonte Nova Negócios e Participações e a Coelba prevê investimento de cerca de R$ 5,5 milhões. A instalação da usina solar faz parte do projeto estratégico de pesquisa e desenvolvimento “Arranjos Técnicos e Comerciais para Inserção da Geração Solar Fotovoltaica na Matriz Energética Brasileira”, lançado em agosto de 2011, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Toda energia gerada será utilizada pela Itaipava Arena Fonte Nova. A tecnologia empregada será a de painéis flexíveis, que serão instalados sobre o anel de compressão da cobertura da Arena.

 

O projeto está sendo realizado pelas concessionárias do Grupo Neoenergia (Celpe, Coelba e Cosern) em parceria com a Odebrecht e OAS para utilização da energia solar Fotovoltaica na Itaipava Arena Pernambuco e na Itaipava Arena Fonte Nova, com investimento total de R$ 15 milhões. A usina solar fotovoltaica de Pernambuco estará em funcionamento até 30 de setembro de 2013 e tem potência instalada de 1 MWp.

 

Sustentabilidade

Entre as arenas no mundo que já adotaram a energia solar estão o Qwest Field, em Seattle, o AT&T Park, em São Francisco, ambos nos Estados Unidos, e ainda e o Easy Credit Stadium, em Nuremberg, na Alemanha. No Brasil, o Estádio de Pituaçu (pioneiro na América Latina), Itaipava Arena Pernambuco, Minerão, Maracanã e agora a Itaipava Arena Fonte Nova.

 

O processo de geração solar

A usina de geração de energia solar da Itaipava Arena Fonte Nova irá captar a luz emitida pelo sol por meio dos painéis fotovoltaicos, que transformam a radiação solar em energia elétrica. Os inversores, que também compõem o sistema, convertem a corrente de contínua para alternada, adequando-a ao sistema de distribuição convencional. Neste momento, a energia produzida poderá ser entregue ao sistema elétrico da Arena ou à rede da Coelba. Além do aproveitamento de uma fonte renovável, os sistemas de geração solar reduzem perdas por transmissão e distribuição, uma vez que a energia é consumida no local em que é produzida.  

Últimas Notícias

Um ano de operação

E público de mais de 800 mil torcedores

Um dos melhores estádios do Brasil

Essa é a opinião de jogadores em pesquisa

Certificação LEED

Arena é a primeira do Brasil com o selo verde

Elton John na Arena

Show do astro será em fevereiro

Redução de preços

Ingressos mais baratos para o torcedor