Compartilhar

Itaipava Arena Fonte Nova

Coleta e reciclagem de óleo de cozinha

Material será transformado em biodiesel, vela e sabão

21/08/2012

A Arena Fonte Nova lançou dois pontos de coleta de óleo de cozinha usado, estimulando a redução de impactos ao meio ambiente e a conscientização ambiental da população. Os Ecopontos fazem parte do projeto de responsabilidade ambiental da Arena Fonte Nova, que já recicla o óleo de cozinha utilizado nos refeitórios da obra.

 

Mais de 200 litros de óleo utilizados na fabricação das refeições dos colaboradores da obra já foram transformados em biodiesel, vela e sabão.  “A implantação dos Ecopontos amplia o nosso programa de reciclagem de óleo de cozinha. A intenção é servir de exemplo para que uma iniciativa local ganhe proporções maiores e que esteja à disposição de todos os soteropolitanos”, afirma Renata Ribeiro, Gestora Ambiental da Arena Fonte Nova.

 

Os Ecopontos estão situados em dois locais de fácil acesso para a população, no canteiro de obras da Arena Fonte Nova: ao lado do Centro de Visitação, na Rua Anfrísia Santiago (antiga Tribuna de Honra), e na guarita do Dique do Tororó, em frente ao Relógio da Copa. “Programas como este impulsionam atitudes simples, mas que trazem resultados significativos para o meio ambiente. Basta acondicionar o óleo de cozinha usado em garrafas PET bem fechadas e depositar nos Ecopontos”, ensina Renata Ribeiro.

 

O objetivo do projeto, além de reciclar resíduos e mitigar os impactos ao meio ambiente, é orientar a população para a importância do descarte consciente, pois o óleo de cozinha é um material extremamente poluente. Qualquer quantidade reciclada representa uma grande redução de impactos, já que pesquisas apontam que apenas um litro de óleo de cozinha é capaz de poluir cerca de 20 mil litros de água.

 

Em lagos ou rios, esta substância prejudica a oxigenação, matando plantas e peixes.  De acordo com pesquisas realizadas pelo Centro de Estudos Integrados sobre o Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a decomposição do óleo de cozinha usado também emite na atmosfera metano, um dos principais gases causadores do efeito estufa, responsável pelo aquecimento global.

 

“O conceito de economia verde através do qual as atividades empresariais, como indústria, comércio e construção civil, deixam de ser vistas como meras causadoras de danos ambientais e passam a ser reconhecidas como parte da solução se encaixa em um dos pilares de sustentação da Arena Fonte Nova que é justamente o da responsabilidade ambiental”, acrescenta Renata Ribeiro, lembrando que 100% do concreto da antiga Fonte Nova foi totalmente reutilizado.

 

O programa para coleta do óleo de cozinha tem o apoio da empresa RENOVE e beneficiará as escolas municipais Maria Quitéria e Ruy de Lima Maltez com a doação de sabão proveniente da reciclagem de todo o material recolhido. 

Últimas Notícias

Um ano de operação

E público de mais de 800 mil torcedores

Um dos melhores estádios do Brasil

Essa é a opinião de jogadores em pesquisa

Certificação LEED

Arena é a primeira do Brasil com o selo verde

Elton John na Arena

Show do astro será em fevereiro

Redução de preços

Ingressos mais baratos para o torcedor