Compartilhar

Maracanã

64 anos de histórias

Torcedores podem comemorar no Instagram

16/06/2014

O Maracanã completou 64 anos nesta segunda-feira, dia 16 de junho, e está convocando os torcedores para comemorar a data mostrando todo o seu amor pelo templo do futebol por meio da hashtag #Maraca64anos. A torcida poderá enviar fotos pelo Instagram oficial do Maracanã e ter sua paixão compartilhada na rede.

 

O estádio foi construído para receber a Copa do Mundo de 1950. No dia 16 de junho daquele ano foi a partida de estreia, com o confronto entre as seleções do Rio de Janeiro e de São Paulo. Os paulistas venceram por 3 a 1 e o meio-campista carioca Didi foi o autor do primeiro gol da história do Maraca. A final da Copa de 1950, em que o Brasil foi derrotado pelo Uruguai por 2 a 1, foi o primeiro de muitos momentos marcantes que tiveram o estádio como palco.

 

O milésimo gol de Pelé em 1969, a atuação de gala de Garrincha que rendeu o segundo título Carioca ao Botafogo em 1962, o Campeonato Brasileiro conquistado pelo Flamengo em 1980 sob o comando de Zico, o gol de barriga de Renato Gaúcho que deu o Campeonato Carioca ao Fluminense em 1995, o Tricampeonato Brasileiro do Vasco, capitaneado por Edmundo, em 1997 e a vitória do Brasil sobre a Espanha na Copa das Confederações de 2013 foram algumas das emoções vividas por milhares de torcedores que passaram pelas arquibancadas do Maraca.

 

“Grande parte da minha vida esportiva vivi aqui. É como sempre digo: não existe Maracanã novo ou antigo. Existe um Maracanã mais bonito, confortável e seguro hoje. Em 1963, eu vim assistir ao Fla x Flu, na final do Carioca. Aquele colorido da arquibancada nunca mais saiu dos meus olhos. E foi uma felicidade para mim, que tinha 10 anos na época, ver o Flamengo sair campeão”, disse Zico, maior artilheiro do Maracanã, com 333 gols marcados, durante o Media Briefing da Fifa no estádio, ocasião em que o Maracanã foi parabenizado pela data.

 

Mas o futebol não reinou sozinho nestes 64 anos de história do estádio. A missa realizada pelo Papa João Paulo II em 1980, o show da banda Kiss, o Rock In Rio 2 e o Grande Desafio de Vôlei entre Brasil e União Soviética são exemplos da grandeza do Maraca também fora das quatro linhas do campo.

 

Do início da operação pela concessionária Maracanã, em julho de 2013, a maio deste ano, 2.348.542 torcedores assistiram aos 90 jogos realizados no período; foram marcados 261 gols; Juninho Pernambucano, então jogador do Vasco, marcou o primeiro gol da reinauguração na partida contra o Fluminense e 40 clubes jogaram no templo do futebol.

 

O estádio passou por uma grande reformulação para realizar a segunda final de Copa do Mundo de sua história em 2014. Atualmente, o Maracanã tem capacidade para receber 78 mil torcedores, que aproveitam o jogo com excelente vista para o campo de qualquer um dos quatro setores (norte, sul, leste e oeste). São seis rampas de acesso, 292 banheiros, 60 bares, 17 elevadores e 12 escadas rolantes para atender ao público.

 

Período Fifa

 

O Maracanã informa que desde o dia 22 de maio até 18 de julho será o período de uso exclusivo Fifa para preparação e realização da Copa 2014. Desta maneira, a entidade assume o comando de itens como segurança, alimentação, bilheterias, ingressos, serviços de telecomunicações, credenciamentos, instalações complementares, entre outras atividades. A previsão é que o Maracanã retome a operação do estádio em 18 de julho. O Tour Maracanã também fica suspenso no período de 20 de maio a 20 de julho.

Últimas Notícias

Campanha Copa da Paz

Líderes Religiosos celebram cerimônia ecumênica

Energia renovável no estádio

Sistema de captação solar reforça perfil sustentável

Camisas de futebol

Arena teve exposição de colecionadores

Dinamite assina Livro de Ouro

Documento registra visita de atletas consagrados

Imagens na web

Maracanã lança perfil no Flickr