Carregando...

Palco da final da Copa do Mundo de Futebol de 2014
no Brasil, o Maracanã passou por uma grande reforma para dar mais conforto e segurança aos torcedores.

Com capacidade para 78.172 lugares, o novo Maracanã ficou maior, passando de 175.332 m² para 240.105 m². Nas cadeiras, a atual configuração permite ainda mais interação entre o público e o que acontece no gramado.

A área coberta do estádio também foi renovada, quase dobrando de tamanho, indo de 24.354 m² para 47.757 m². A cobertura de concreto foi substituída por uma estrutura de cabos e membrana tensionados, com vida útil de mais de 50 anos e flexibilidade para a instalação de equipamentos de som. A membrana autolimpante e translúcida, outra novidade, possibilita condições de luz uniforme, inclusive nas áreas superiores das arquibancadas.

Próximos à cobertura, quatro telões, cada um com aproximadamente 100 m² de área de projeção, permitem aos torcedores acompanhar as jogadas. O conforto no Maracanã se estende ao serviço de bares, que de 24 passaram a 60. As rampas de acesso, antes quatro, agora são seis. O gramado foi coberto por mais de 9 mil m² de grama tipo Bermudas, a mais indicada para gramados esportivos de clima tropical. Por sua resistência e maior capacidade de recuperação, é usada nos melhores campos de futebol, golfe e baseball do mundo.

Sustentabilidade

O Maracanã conquistou o selo Silver da certificação LEED, sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações, usado em mais de 140 países.

Durante a reforma, para reduzir o consumo de energia, foram instaladas placas fotovoltaicas na superfície que cobre as arquibancadas, de aproximadamente 2,5 mil metros quadrados, com capacidade de geração de 400 mil kW/h por ano. A usina fotovoltaica, com capacidade para produzir energia equivalente ao consumo de 240 residências, fornece 9% da energia necessária para o funcionamento do Maracanã.

O estádio ainda conta com um sistema de captação de água de chuva na cobertura, o que reduziu o uso de água no geral em 40%, e de água potável em 50%. A água de chuva é utilizada na irrigação do campo e para o funcionamento dos banheiros, que contam com torneiras inteligentes de fechamento automático e descargas ecológicas.

O estádio em ação

Inaugurado em 1950, o

Maracanã

passou por mudanças que preservaram a concepção original.

Time Lapse

Veja como foi o processo de reforma do Maracanã, um dos estádios mais famosos do mundo.

Construção

Número de empregos gerados no pico da obra6.500

Outros números

  • Agosto de 2010 Início das obras
  • Junho de 2013 Entrega das obras
  • 240.105m² de área útil
  • 394 vagas de estacionamento
  • 107 camarotes
  • 78.172 lugares
  • 17 Elevadores
  • 4 telões

Trajetória

Notícias, vídeos e fotos 360°: veja aqui os marcos da construção do estádio.